quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Há dias...

Esta noite tive um sonho. Na verdade foi um pesadelo. Mas o pior não foi isso. Acordei com a sensação de que o mundo era um pesadelo maior ainda. Há dias que o melhor é morrer. Ou sei lá, sumir. Ó dia miserável este. Por que tenho que saber que tudo é responsabilidade minha? Tudo, tudo, tudo. Meu mundo simbólico, meus valores, o que me dá sentido de viver, cada dia vai se desfazendo mais. O mundo material também. Cada vez mais rugas no rosto. Cada vez mais dores no corpo. Cada vez mais a certeza de se estar ficando só. Cada vez mais o itinerário espinhento...e longo. Por que fui vir para cá? Penso sempre em um acidente com a moto, uma topada a 80 km/hora, mortal e imediata. A vida se resume a trabalhar, comer, fazer exercícios para o corpo, dormir, resolver problemas (freqüentemente dos outros que o trabalho mo obriga), ler um livro e nada mais. Nem tenho muito a dizer sobre isso. Pois é somente isso, cansaço, tristeza. Nem o céu azul, nem o verde da copa das árvores, nem os pássaros a cantar, nem o sol a brilhar, nem as estrelas na noite do firmamento, nem a lua, nem Deus, nem si mesmo, nem nada. Há dias que o melhor é morrer, ou sumir.

3 comentários:

  1. Josaphat, do jeito que tu tá, só com um poeminha de paulo leminski:
    sossegue coração

    ainda não é agora
    a confusão prossegue
    sonhos a fora

    calma calma
    logo mais a gente goza
    perto do osso
    a carne é mais gostosa

    Tudo isso vai passar. Parece lugar comum mas não é não, é experiência própria mesmo. Quer dar risada? vai lá ver a maluquice que fizemos...

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que passa, como já passou, bete, obrigado.
    Pelo Leminsky também que é muito bonito.

    ResponderExcluir
  3. Compreendo, compreendo bem. Sei exatamente o que é isso, meu caro. A bile negra de que falávamos outro dia! Passa, talvez, mas está em nós e é parte do que somos.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Provérbios gregos