quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Safo outra vez

Sobre uma virgem

Semelhante à maçã saborosa
toda vermelha no mais alto galho
rorejada de orvalho,
gloriosa;

Não que os colhedores de maçãs a tivessem esquecido,
Ela era inatingível.

Tenho tentado encontrar este fragmento no original mas ainda não fui feliz. Estou resolvendo isso (espero) comprando uma edição americana bilíngue.
Esta tradução (da postagem) é do Jamil Haddad.
De qualquer forma, o fragmento é tão lindo que é impossível qualquer tradução ficar feia. É pena que a Igreja tenha queimado suas obras e de nos ter restado apenas fragmentos. É mais um daqueles crimes dessa triste instituição. Mas deixa isso pra lá.
Uma nova interessante que descobri (que não é tão nova assim) é a descoberta em 1894 de uma poetisa lésbica (aquela que nasce em Lesbos leia-se) contemporânea de Safo. Seu nome é Bilitis. Vou pesquisar mais e depois eu conto. É isso.

2 comentários:

  1. Aguardando os resultados da sua pesquisa.
    Sim, a instituição igreja cometeu muitas barbaridades.
    Li certa vez de uma jovem culta, matemática, formada com os mais ilustres professores da antiguidade, que foi esfolada viva com cascas de conchas, pena que me esqueci o nome dela, se voce souber por favor me diga. E foi torturada pela igreja, que não tolerava a existência de sua cultura, e ainda mais sendo uma mulher.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Bete, para mim é muito clara a distinção entre Jesus e a igreja. Não creio que esta represente aquele. Quanto à moça esfolada não sei dizer. Houve inúmeros casos. Tem um livro do historiador francês Jules Michelet chamado "A Feiticeira" (fiz um post aqui: http://umquetoque.blogspot.com/2008/07/noiva-de-corinto.html) que faz umas referências interessantes sobre a questão da mulher durante a idade média. É fácil de achar.
    Um abraço pra ti.

    ResponderExcluir

Provérbios gregos