quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Típica Belo Horizonte

A chuva ainda cai constante na região de Belo Horizonte. A quinta-feira amanheceu com chuva fraca, que persiste até o momento. De acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia, o total de chuva acumulado em Belo Horizonte, até as 10 horas de ontem, é de 299 milímetros, muito perto da média histórica de dezembro que é de 319 milímetros. Praticamente toda a chuva foi acumulada entre a sexta-feira e ontem.
O excesso de chuva observado esta semana é climaticamente normal em Belo Horizonte e também em outras áreas de Minas Gerais. Historicamente, o mês de dezembro é o que mais chove na capital mineira e na maioria das regiões do Estado de Minas. Entre anos 2000 e 2007, apenas dezembro de 2007 e de 2003 terminaram com chuva abaixo do normal. Em Dezembro de 2005, Belo Horizonte recebeu cerca de 500 milímetros de chuva. Nos anos de 2002, 2001 e 2005 o total de chuva sobre a cidade ficou em torno de 400 milímetros, de acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia.
A chuva dos últimos dias vem sendo provocada pelas áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul - ZCAS - um sistema de tempo que todos os anos se formam sobre o Brasil, com o maior ou menor intensidade. A ZCAS é formada por uma extensa área de nuvens que se espalha por grande parte do Norte, do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil e por uma frente fria que fica semi-estacionária ao largo do litoral do Sudeste. Este sistema demora vários dias para se dissipar. Ainda há previsão de mais chuva para Minas Gerais, pelo menos até a segunda-feira que vem.



http://www.climatempo.com.br/destaquecompleto.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provérbios gregos