domingo, 22 de junho de 2008

Nova energia, nova consciência e coisas como a mídia

Nesta última semana, lá na escola de EJA (Educação de jovens e adultos), passei mais um trecho do documentário "Muito além do cidadão kane", que foi produzido pela BBC em 1993 e que conta a história da Rede Globo de televisão e de sua relação com o poder. O filme foi proibido graças a uma ação judicial e se encontra nessa condição até hoje. A mesma Globo que defende a liberdade de imprensa e opinião. Tudo não passa de uma farsa não é mesmo?
Pois bem, mesmo antes de passar o filme, perguntei aos alunos se acreditavam no que se dizia na televisão e, em particular, no Jornal Nacional ou no Fantástico. Ninguém respondeu que sim. Aí está o porque que batem mas a gente não cai. Estamos vacinados das suas pancadas. Não há, entre os alunos, nem um só que tenha lido um livro decente na vida. Mas, ainda assim, não se enganam mais com a realidade publicada, como disse um colega que visitou este blog há pouco.
A consciência está a meio caminho entre a cabeça e o coração.

2 comentários:

  1. Meu filho aos 4 anos via os comerciais de brinquedos e dizia:
    "É tudo mentira né mãe?!!!"
    Ele ainda não sabe ler... mas já sabe ver... as desilusões começam cedo... e as novas gerações estão descoladíssimas com essas manipulações todas... é uma esperança...rs...

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, nana, que os mais novos percebem melhor a mentira, mas o fenômeno se espalha por todas as idades, raças, castas e gêneros.
    Há uma esperança sim, ou diria eu quase uma certeza.
    abraço.

    ResponderExcluir

Provérbios gregos