domingo, 29 de junho de 2008

O dia em que São Pedro abriu as portas do mundo ao Brasil

Depois dos aborrecimentos dos últimos dias, vamos lembrar que hoje, 29 de junho, faz 50 anos do jogo em Estocolmo, onde, pela primeira vez, fomos campeões do mundo de futebol. Em uma época em que o futebol ainda era uma arte, não apenas de jogar, mas também de não deixar jogar. A catimba, diria, também é uma arte. Los hermanos que lo digan. Hoje não mais interesso-me, tanto, por futebol. Meus dois times do coração, há muito, não estão bem das pernas. Não querendo me aborrecer, evito me envolver. Mas me lembrei hoje das épocas de peladas, tantas, em tantos lugares, em tantos tempos. Não voltam mais. Eu era bom nesse negócio, sabe. Um domínio do espaço, que hoje, já cansadas as pernas, não tenho mais. O futebol, para mim, antes de qualquer torcida, era uma brincadeira. E, como toda brincadeira, deve ser brincada, e não se ficar a assistir a outros brincando. Fico à espera de encontrar, quem sabe, um grupo de amigos que gostam e praticam o futebol aos moldes antigos, com arte, catimba, e, o mais importante, sem violência. Nesse sentido, tenho para mim a máxima: "o importante é competir". Mas, mais que competir, o importante é brincar.

Vídeo com os gols do jogo. Suécia 2 x Brasil 5, estádio Rasunda, Estocolmo, 29 de junho de 1958

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provérbios gregos