quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Merle Oberon e Hedy Lamarr











































Quando tinha 6, 7 anos, assisti ao Sansão e Dalila, de Cecil B. DeMille, acho que se escreve assim. Ficou a lembrança da cara de bebê chorão de Victor Mature e de um close-up daqueles de 10 metros de largura de tela de cinema de Hedy Lamarr, com os cabelos semelhantes à foto acima e um véu vermelho escarlate sobre eles. Entendi perfeitamente onde Sansão se perdeu, ou se achou. Eu tinha 7 anos. Acho que foi a primeira atriz de cinema por quem me apaixonei.
Já Merle Oberon estava eu rapazinho, da época em que assistia todos os programas de filmes dos canais de tv. Beleza estranha, qual será origem de seu nome? Fiquei enfeitiçado com seus olhos e o vento. Nunca os esqueci.
Então ficava eu madrugadas adentro diante da telinha e ia à escola pela manhã quase que um morto vivo. Mas eu gostava. E minha mãe ia decodificando os atores, atrizes e diretores e demais figuras de Hollywood. Ela, mamãe, passou a juventude assistindo a filmes, quase que diariamente, no velho cinema de bairro de Jucutuquara, em Vitória, onde viveu boa parte de sua juventude e onde morreu vovô Josaphat, o velho Fafá, de quem sou, provavelmente, um tulku. Quase não há atores de filme B que ela não conheça. E tem um pouquinho de cinema europeu também.
Parodiando Verlaine eu poderia, agora, dizer que assisti todos os filmes, todos,
e a vida é triste.
Mas há aquelas belezas de segundos.

3 comentários:

  1. Cara de bebê chorão foi ótimo.

    é...veio muita emoção do lado de lá mesmo...

    Cinema Paradiso... tanta coisa que a gente jamais esquece...

    ResponderExcluir
  2. Eu me apaixonei primeiro pelo filho mais novo do Sr Bonanza... at[e beijava a tela qdo ele aparecia e tudo...kkkkkkk
    Depois acho que foi pelo Flipper, o golfinho...kkkkkkk
    Bjins

    ResponderExcluir
  3. Saudoso Philippe Noiret...
    Agora, sem dúvida, Flipper era muito charmoso!
    Hehehe.

    ResponderExcluir

Provérbios gregos