quinta-feira, 18 de março de 2010

Greve dos professores em BH

















A gente, professores da rede pública de BH, resolveu, em Assembléia que contou com aproximadamente 800 pessoas, entrar em greve. Eu não estava predisposto a aderir ao movimento, mas resolvi, pela última vez, sondar o embate com o governo. E vamos até o dia 23 quando da próxima assembléia. Somos algo em torno de 10.300 professores e aí se pode ver a diferença entre os que param o trabalho um dia para discutir os problemas da categoria e aqueles que aproveitam para resolver os problemas pessoais ou simplesmente dormir mais um pouco e ver tv.

A questão da greve da educação é complexa eticamente e juridicamente mal regulamentada. O provável é que, se o movimento engrossar suas fileiras, o judiciário mazelento decretará sua ilegalidade. Poder-se-ia valer o nobre juiz do TRT, para fundamentar sua decisão, da fala de uma minha aluna, que perguntou depois de eu ter lhe dito que estava em greve: Mas o que que a gente (os alunos) temos com isso? Por que jogar contra a gente? Não sei coleguinha, respondi-lhe, boa pergunta. Mas o que a gente (os professores) podemos mais fazer para melhorar as condições de trabalho e sair do estado de escravização em que se encontra? Tem muitos que trabalham 60 horas semanais...

No meu caso, que tenho apenas oito anos de magistério, e que me faltam ainda longos quinze ou mais anos para a aposentadoria, posso tentar (como vou fazer) um outro concurso público. Mas e os colegas (e são muitos, a maioria) que faltam-lhes poucos anos para aposentar? O que lhes resta senão lutar por melhores condições (inclusive para enfrentar a velhice) ou resignar-se. Muitos optam pela segunda alternativa. C'est la vie!

Só sei que algo preciso fazer para mudar minha vida porque já faz algum tempo que parei de sonhar.

4 comentários:

  1. Gostei do texto...........amanhã tem niver?

    ResponderExcluir
  2. Amanhã tem niver mas, em meio a tanta confusão, só as Parcas sabem o que vai acontecer.
    Um abração Iza!

    ResponderExcluir
  3. Quando a Educação será prioridade em Nosso País? Quando meu Deus?
    Esse pano diabólico para manter a Educação em nosso país sempre nas últimas demandas está criando um círculo vicioso de professores e alunos incapacitados ou melhor "incapazes"!!!
    É uma vergonha os salários de quem são nossos parceiros na Educação dos nossos filhos.
    Futuro nefasto das famílias e do País!

    ResponderExcluir
  4. É, Tereza, por isso que perdi o sentimento para a sala de aula.

    ResponderExcluir

Provérbios gregos