terça-feira, 16 de março de 2010

Astrologia sub-reptícia

O conhecido astrólogo Quiroga, que escreve suas profecias diárias para a Folha de São Paulo, parece que está mais interessado em imiscuir-se nas opiniões de seus leitores, do que em interpretar as energias dos astros ou do Altíssimo como ele mesmo chama. E essa imisção, naturalmente, visa a formar opiniões favoráveis à ideologia e interesse do patrão.

Cuidado, astrólogo, pois o trabalho sagrado dos vates quando a serviço da pena que mata e não do espírito que vivifica pode trazer transtornos quando não de ordem moral, mas também de algum dano físico, pois que de muito olhar para o céu - ou para a conta bancária - cai por aí em algum buraco por falta de atenção à terra.

A PROMOÇÃO DA RIVALIDADE.
Data estelar: Sol e Mercúrio em conjunção com Urano; Lua Nova transita pelo signo de Áries.
A idéia de desprezar o que veio antes para valorizar o atual não é nada brilhante, revela insegurança e limitada inteligência. É comum ouvir acusações contra governos anteriores, como se tudo de errado tivesse sido feito antes e só agora se acertasse. Também é comum, por exemplo, elevar acusações contra o imperialismo estadunidense, mas sob um olhar mais sincero, deveríamos agradecer o povo americano por ter ensinado ao mundo como se faz a experiência democrática de convivência das marcantes diferenças raciais e sexuais. A promoção da rivalidade não senta as bases de uma perspectiva democrática em nosso planeta Terra, pois colocar uns humanos contra outros é caldo de cultivo para as malfeitorias travestidas de justiça.



E então cara pálida, quer dizer que uma eleição não é uma disputa entre correntes que defendem pontos de vista diferentes? Uma disputa que pode, sim, ser saudável e democrática? Quer dizer que para fazer uma escolha entre candidatos e suas propostas e interesses que representam não tenho eu de comparar suas histórias pessoais e dos grupos com os quais se alinham para projetar, assim, a minha visão do que podem fazer no futuro? Quer dizer que tenho apenas que olhar para o futuro, simples assim? Acho que ouvi outro dia essas mesmas palavras na bocas de certos governadores de estado.

Chamar a Lula de pouco inteligente revela o preconceito típico da elite que aí se encontra e que está, irremediavelmente, perdida, sem rumo. Todos os fatos apontam em direção contrária. O cara é respeitado por gregos e troianos e fez uma revolução no país. Comete erros? sim, como qualquer um. Temos também ainda muito o que consertar e em oito anos creio que o presidente fez muito mais do que esperávamos possível. Acusá-lo de burro é pura maledicência fadada ao fracasso.

E são mesmo os norte-americanos exemplos de convivência racial e sexual? A Kukluxkan e o Buttman que o digam. Vamos celebrar as centenas de bases americanas pelo mundo afora e a democracia e os golpes de estado que representam! Talvez, quem sabe, sejam inspiradas na pax romana de Augusto...Eu gosto de Whitman, mas o futuro que ele cantou não tem muito a ver com o que Tio Sam se tornou. Esse pessoal, sempre que há alguma diferença entre o Brasil e os Estados Unidos, defende o ponto de vista americano! Esse cara é argentino ou yankee? Brasileiro vê-se que não é.

Colocar uns humanos contra outros é o que você também anda fazendo, adivinho.

Cuidado, astrólogo, que não vais vendendo a pena ao diabo!

Eu não gosto de comentar a maledicência da oposição. Acho que se deve deixá-los ladrar até cansar. Mas estava precisando atualizar o blog.

2 comentários:

  1. Desculpe, mas Oscar Quiroga não escreve há muitos anos a seção de astrologia da Folha de São Paulo... ledo engano, trata-se de uma astrologa, não sei se a Barbara Abramo ou outra.
    Daonde vc tirou tal coluna!? Normalmente, o Quiroga escreve de forma bastante generica, abusando de generalismos e lugares comuns que se encaixam a qualquer leitor e em qualquer situação, como 99% dos astrologos que escrevem em jornais e revistas.

    ResponderExcluir
  2. Isso é que dá não ler mais jornais, a gente desatualiza-se. Talvez eu esteja me deixando levar por alguma teoria da conspiração e implicando com o pobre astrólogo. O fato é que fico falando mal mas continuo lendo. Obrigado pela correção!

    ResponderExcluir

Provérbios gregos