quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Astrólogo da grande mídia prega a ausência do estado na economia














O astrólogo Quiroga, que publica suas excelentes análises de astrologia nos principais jornais brasileiros, vem incorrendo, ultimamente, no erro crasso e histórico de confundir as liberdades da chamada era de aquário com a liberdade do capital. Tal confusão nasce na raiz do estado liberal de direito e é a fonte do atual modelo neo-liberal que privilegia o capital em detrimento do trabalho.
Quero citar o excelente livro "Direito constitucional descomplicado", da dupla Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, em sua pg. 109, sobre o direito à liberdade:
"Já se ressaltou que, do lema da Revolução Francesa - liberdade, igualdade e fraternidade -, foi sem dúvida a liberdade o axioma mais encarecido originalmente pelo Liberalismo. Como ideologia da classe burguesa triunfante sobre o Absolutismo, interessa mais aos capitalistas de então a defesa da liberdade negocial do que uma atuação tendente à obtenção de uma igualdade material, efetiva, no seio da sociedade."
O grafado em itálico é meu.

Assim, quero, modestamente, chamar a atenção para que não nos iludamos com os discursos direitistas que, sutilmente, tentam nos fazer acreditar na falácia do deus mercado. Este deus está com os dias contados, assim o espero. Numa outra postagem vou tentar aprofundar mais a questão.

A verdadeira Divindade seja louvada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provérbios gregos