terça-feira, 4 de agosto de 2009

A igreja de ontem e os privilégios de sempre











No antigo regime, o clero possuía um quinto das terras do reino. Possuía? Não, era depositário de bens que pertenciam à nação, ao povo. Em verdade não era o clero como um conjunto que detinha esse patrimônio, eram os poucos grandes dentre eles: o alto clero. A revolução, a Assembléia Nacional decidiu vender esses bens como hipoteca para o papel moeda que era lançado - as assignats - para substituir o metal precioso. Michelet, que foi um historiador brilhante, mas parcial, convenhamos, falou um pouco sobre isso na sua História da Revolução Francesa:

"...O arcebispo de Aix, em um discurso choroso, cheio de lamentações infantis, descosidas, perguntou se teriam a coragem de arruinar os pobres, retirando do clero o que lhe foi dado para eles, Arriscou o paradoxo de que a bancarrota se seguiria infalivelmente à operação destinada a evitar a bancarrota. Acusou a Assembleia de ter tocado no espiritual, declarando nulos os votos, etc., etc.
Enfim, chegou a oferecer, em nome do clero, um empréstimo de quatrocentos milhões, hipotecados sobre seus bens."

Um pouco antes, em dezembro de 89, logo após um decreto que destinava os bens do clero à nação, a Assembleia havia decidido outro decreto onde destituía o clero enquanto ordem.

"...Ao que Thouret (um dos deputados) respondeu, com sua fleuma normanda: "Oferece-se em nome de um corpo que não existe mais..." E ainda: "Quando a religião vos enviou ao mundo, disse-vos: 'Ide, prosperai e fazei aquisições?..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provérbios gregos