sábado, 4 de julho de 2009

Le Notti Bianche















Um filme belíssimo. Direção de Luchino Visconti. Com Maria Schell, Marcello Mastroanni e Jean Marais. Todo rodado em estúdio. Visconti mandou reconstruir um bairro da cidade de Livorno, inclusive com seus canais, para a filmagem. O cenário e a fotografia (preto e branco) são simplesmente magníficos. O roteiro é baseado no conto homônimo de Dostoievsky: Noites Brancas em português. Todas as cenas são noturnas. O enredo é simples: Mario, homem pobre, recém chegado à cidade de Livorno para trabalho, é triste e, praticamente, só convive com a família do patrão. Em uma noite, em que vaga solitário pelas redondezas, conhece Natalia e se apaixona por ela. Natalia não corresponde ao amor, pois já está enamorada de outro, mas dedica-lhe uma amizade. O outro, a quem Natalia ama, está ausente e a trama toda gira em torno de seu retorno. Enquanto tal não acontece, Mario tenta conquistar Natalia.
Aqui, no blog do Leandro, ele faz uma bela resenha.

Filme de arte, sensível, para almas sensíveis. Altamente recomendado.

Ah velho Fiodor e suas loucas mulheres, como deves ter tu vivido para poderes engendrar tantas Natalias e Nastacias e Aglaias e Grushenkas! Diz-se mesmo que eram todas uma só.

Agora tenho que ler o livro.

6 comentários:

  1. Estive por aqui em visita ao seu blog! Abraços Ademar!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ademar, obrigado pela visita, abraços!
    Luciano, há uma mudança em minha vida, sim. Noites Brancas ainda não li, é um dos próximos da lista de espera. Chegaram novíssimos exemplares na biblioteca pública. De capa dura e tudo mais...
    .

    ResponderExcluir
  3. O livro de Dostô que mudou minha vida foi certamente O Idiota, que você já leu também. Mesmo tendo um tema improvável, a presença do Bem na Terra, ele realiza uma construção em que você pode acreditar. O Poder e a Impotência do Bem - só isso basta.

    ResponderExcluir
  4. Olá Josaphat, agradeço o interesse em meu texto. Gostei muito do seu blog, Parabéns. Vou adicionar seu link na lista do meu blog. Um abraço. Leandro

    ResponderExcluir
  5. oi querido, coincid~encias da vida , mas estou lendo Noites Brancas....valeu a dica. Saudades de ti.

    ResponderExcluir

Provérbios gregos