sábado, 24 de maio de 2008

Gaia e o Brasil




Em meus tempos de Umbanda ouvia que devia me acautelar com as energias femininas, tais quais as da lua cheia, de Oxum, da Nossa Senhora do Rosário, e outras. Dizia-se que poderia nos efeminar. Na época obedecia. Depois compreendi que qualquer religião que trabalhe com o medo não pode estar realmente sintonizada com o tempo do agora. É bastante claro hoje para mim que o maior problema que a humanidade enfrenta é a opressão do feminino. Vejo isto facilmente tanto no macro como no micro. Os Estados Unidos e sua masculinidade exagerada (vide seu cinema onde não se passa 30 segundos de quaisquer filmes sem que aparece uma arma de fogo) estão sendo colocados em xeque com a oportunidade de mudar esta tendência, caso elejam Barak Obama, que qualquer um percebe, trás uma energia feminina de diálogo e compreensão, e o que é até estranho, até mais significativo que a da própria Hillary, que é mulher. Interessante. No nível do micro está lá em minhas salas de aulas onde 99% dos problemas frutos da ignorância, do egoísmo e da violência veem dos jovens rapazes. Falta-lhes, visivelmente, um pouco de sensibilidade. E o pior que não sabem disso e nem querem saber.
Gaia não é apenas um substantivo feminino como também se relaciona com o feminino como sabemos desde os tempos anteriores ao surgimento do Deus pai, do patriarcalismo, da propriedade privada, da agricultura e de tudo aquilo que propiciou ao homem - o indivíduo masculino - possuir o feminino: a mulher e a terra. Até o meu cachorro sabe as coisas terríveis que foram feitas neste mundo por causa da posse da terra e da mulher. E a Ilíada é um ou o primeiro relato desta história.
Há um beleza nessa história. O drama humano teve - e, infelizmente para mim, ainda tem - uma beleza. Nossas história mais belas retratam este drama. Durante um tempo, talvez, tenha sido necessário que as coisas se configurassem assim. A gente pode pensar na personagem da mitologia perseguida pelo moscardo de Hera, Io, que fugindo percorreu todo o mundo conhecido, e que se costuma interpretar como uma simbologia da lua, e portanto do feminino, mas também como uma simbologia deste mesmo feminino, a humanidade inteira, percorrendo o planeta em busca de um lugar e um tempo onde possa descansar as suas dores.
Mas hoje as coisas chegaram a um ponto em que é preciso que haja uma revolução. A posse da terra já não é mais possível apenas para poucos. Se alguns - estes mesmos proprietários de terras - querem internacionalizar a Amazônia como patrimônio da humanidade, então temos que fazer o mesmo à ilha de Manhattan, ao Paris, aos desertos Australianos, ou ao que resta da floresta negra na Alemanha, ou ao canion do rio Colorado, ou a tantas coisas mais que podem e devem também ser internacionalizadas se formos pensar em termos de patrimônios da humanidade. Leiam o texto de Cristóvão Buarque.

E St. Germain, no Brasil:

..."Os seres humanos se esqueceram de como cuidar de sua Casa chamada Planeta Terra, tendo suposto que tudo sempre funcionaria bem e as coisas se resolveriam, mas vocês estão se aproximando de um ponto de massa crítica, do qual Tobias lhes falou há poucos dias. Existem cerca de 6,5 bilhões de seres humanos sobre a Terra atualmente. A Terra pode lidar com até 10 bilhões de humanos, considerando os atuais sistemas de produção e abastecimento de combustíveis, agricultura, medicina, ciências e tecnologia. Dez bilhões de pessoas habitarão a face da Terra em 2033, ou seja, daqui a 25 anos. Vinte e cinco anos, Shaumbra, para que se mudem os sistemas, a consciência, a tecnologia, a distribuição e os sistemas de consumo. E este é um curto período de tempo.

O Brasil desempenha um papel particularmente importante em tudo isso, por ser o centro da Energia-Mãe para a Terra. A Energia-Mãe é a energia que essencialmente assumirá a responsabilidade por todos os seres vivos neste planeta e até mesmo por alguns daqueles que vocês conhecem como as fadas, os devas e os elfos das florestas. Os “quase-invisíveis”… Eles estão lá. Eles existem. Eles verdadeiramente existem. Este território e os povos da América do Sul serão o coração da Energia-Mãe, assumindo a responsabilidade pelo meio-ambiente.

Observem o que está acontecendo agora com o meio-ambiente. Não é surpresa que haja aquecimento, alterações e mudanças... Parte disto é algo natural. Não entrem em pânico. Nunca se planejou, por exemplo - e aqui nós faremos uma declaração ousada - jamais se tencionou que as superfícies polares da Antártica - ao sul - e as do Círculo Ártico - ao norte - fossem recobertas apenas por camadas de gelo. Tais regiões dispõem de tremendas capacidades para a agricultura e para a produção de energia. E, quando digo produção de energia, não me refiro ao petróleo, mas à produção de energia cristalina e produção magnética. Não entrem em pânico por causa do meio-ambiente. Ao invés disso, assumam a responsabilidade por ele. Assumam a responsabilidade, porque quando Gaia finalmente partir, os seres humanos a deverão assumir integralmente.

Precisa haver um equilíbrio das florestas, a fim de se processarem os vários elementos atmosféricos. Todavia, além deste aspecto, as matas também são responsáveis por lidarem com uma tremenda quantidade de energia proveniente das emoções humanas e de seus processos psicológicos. As águas salgadas da Terra recobrem mais de 2/3 de sua superfície. Por que vocês acham que existe toda esta água salgada? Não é por acaso. A combinação dos sais e da água ajuda a absorver todo tipo de feridas - as emocionais, as psicológicas e as físicas, equilibrando, neutralizando e purificando as energias. E esta é a razão pela qual já lhes dissemos que se vocês precisarem remover toxinas de seus corpos físicos, tomem um banho com uma mistura leve de sal marinho natural. Além de removê-las, o banho neutralizará e purificará aquelas substâncias. E é por isso que existe tamanho volume de águas salgadas na Terra. Mas se elas ficarem poluídas e tiverem seu equilíbrio distorcido, não mais serão capazes de purificar, como agora o fazem - mudando as emoções, estabilizando as mentes e transmutando as coisas relacionadas aos traumas e dores que ocorrem sobre a Terra.

Este continente, no qual vocês vivem, guarda agora a Energia-Mãe da Terra. Além disso, ele possui valiosos recursos naturais, os quais cumprem o relevante propósito de tornar possível toda uma transformação da economia. A economia do continente, particularmente a do Brasil, está mudando muito rapidamente. E esta evolução continuará, pois aqui há seres humanos conscientes e iluminados, que estão se movimentando para que assim seja. Haverá toda uma redistribuição da riqueza, porém não através de uma abordagem comunista, mas de uma maneira natural. O Brasil e os países vizinhos são de fato importantes nesta Era da Nova Energia e se tornarão ainda mais importantes na liberação daquelas velhas energias das igrejas, bem como no desenvolvimento da nova consciência espiritual.

Tobias lhes disse nesta manhã que a própria presença de vocês pode, por si só, ajudar a facilitar a cura de outro ser humano. Quando é que vocês vão abrir suas clínicas, ou até mesmo uma sala em suas próprias casas, para começarem este trabalho? Este continente - a América do Sul - detém agora o potencial da esperança, não somente para esta região do globo, mas para toda a humanidade. Estas terras e estes países, com seus recursos naturais, recursos de consciência e recursos de Nova Energia - mais uma vez, repito: não de petróleo, mas de Nova Energia - fazem deste continente um dos territórios potencialmente mais vitais da Terra."...


E aí eu me lembrei da música do James Taylor, composta para o Rock in Rio, em 1985. Aqui com o Vídeo (participação de Milton e Naná Vasconcelos) e as letras em inglês e português:


James Taylor Lyrics
Only a Dream in Rio Lyrics

Um comentário:

  1. Meu caro. Bonn pode ser o que for, mas não é capital política da Alemanha. Eu vou zoar, sim!

    Eu? Eu sou um indívíduo livre que, mesmo não tendo anos de luta política (muito contestável a de Lula) me vejo igual a todos e único ao mesmo tempo. Ele (o Lula) pode (e deve) ser o SEU presidente; o meu, não.

    Desculpe, mas não disse que preciso de leitores. E não devo nenhum respeito dessa ordem ao presidente, a você ou a quem quer que seja.

    ResponderExcluir

Provérbios gregos