“A ABI considera legítima a decisão da Petrobras de criar um blog para divulgação das informações que presta à imprensa e especialmente aos veículos impressos, uma vez que as questões relativas ao seu funcionamento e aos seus atos de gestão interessam ao conjunto da sociedade, que não pode ficar exposta ao risco de filtragem das informações típica e inseparável do processo de edição jornalística. A empresa tem o direito de se acautelar, através das informações que difunde no blog, contra as distorções em que os meios de comunicação têm incorrido, como a própria ABI registrou em matéria publicada da edição de 31 de maio de um dos jornais que agora se insurgem contra o blog da empresa.
A criação do blog constituiu-se em instrumento de autodefesa da empresa, que se encontra sob uma barragem de fogo crítico disparado por vários veículos impressos. Não se poderá alegar que é assegurado à empresa o direito de resposta, uma vez que quando este for exercido a informação nociva já terá produzido afeitos adversos. Ademais, é conhecido principalmente dos jornalistas o tratamento que a imprensa concede tradicionalmente ao direito de resposta, se e quando o reconhece e o acata: a informação imprecisa ou inidônea é divulgada com um destaque e uma dimensão que não se confere à resposta postulada e concedida.
O presente confronto entre a empresa e alguns veículos de comunicação tem inegável cunho político, com favorecimento de segmentos partidários que se opõem ao Governo Lula. A Petrobras encontra-se, infelizmente, na linha de tiro do canhoneio contra ela assestado. Atacá-la com a virulência que se anota agora não faz bem ao País.
Rio de Janeiro, 9 de junho de 2009
Maurício Azêdo, Presidente”Vá ao blog da petrobrás
quinta-feira, 11 de junho de 2009
A Associação Brasileira de Imprensa e questão do blog da Petrobrás
Há algum tempo escrevi uma postagem onde reduzia os jornalistas e a imprensa à pior escória da atual sociedade brasileira. Sem quase excessões. Bem, tenho que proceder à "mea culpa" dada a carta enviada ao blog da Petrobrás pelo presidente da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), Maurício Azêdo, cujo azedume só é destinado ao PIG (Partido da Imprensa Golpiesta). Notável e sintomática. Nem só de caviar vivem os nossos jornalistas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário